Review literária: Convergente

Olá princesas,

Este não era o livro que tencionava trazer-vos para review literária deste mês até porque não estava a contar comprá-lo já (era um dos que estava a guardar para a Feira do Livro) mas como o encontrei com desconto numa livraria ao pé de minha casa decidi aproveitar. Vocês já sabem que eu não resisto a uma boa promoção...

Estou a falar de Convergente, o terceiro livro da saga Divergente de Veronica Roth. Eu já tinha visto os filmes anteriores e até já tinha lido os dois primeiros volumes da saga mas ainda não tinha comprado nenhum. Embora eu por norma fosse comprar o primeiro volume estava ansiosa para saber como acabava a história e este acabou por ser o escolhido.


O meu exemplar de Convergente

Ficha técnica:

Título: Convergente 
Autor: Veronica Roth
Ano: 2016
Nº de páginas: 416
EditoraPorto Editora
Sinopse: " A sociedade de facções em que Tris Prior acreditava está destruída - dilacerada por actos de violência e lutas de poder; e marcada para sempre pela perda e pela traição. Assim, quando lhe é oferecida a oportunidade de explorar o mundo para além dos limites que conhece, Tris aceita o desafio. Talvez ela e Tobias possam encontrar, do outro lado da barreira, uma vida mais simples, livre de mentiras complicadas, lealdades confusas e memórias dolorosas. 

Mas a nova realidade de Tris é ainda mais assustadora do que a que deixou para trás. As descobertas recentes revelam-se vazias de sentido, e a angústia que geram altera as vontades daqueles que mais ama. Uma vez mais, Tris tem de lutar para compreender as complexidades da natureza humana ao mesmo tempo que enfrenta escolhas impossíveis de coragem, lealdade, sacrifício e amor. 

Alternando as perspectivas de Tris e Quatro, Convergente, encerra de forma poderosa a série que cativou milhões de leitores em todo o mundo, revelando por fim os segredos do universo Divergente."

Falando da história, é um continuação do volume anterior, e é muito mais intensa e emocionalmente complexa do que eu estava à espera. Continuamos com os nossos queridos personagens liderados pelo casal-maravilha Tris e Tobias, que eu adoro desde o início, que neste volume decidem com um grupo de amigos escapar da cidade e fazer o que Edith Prior queria. Só não sabem é que o que os espera lá fora está longe de ser um mundo ideal.

Eu achei que a história está muito bem conseguida e realista mas sinceramente não estava à espera daquele final, achei angustiante, chorei a lê-lo e custou-me a aceitar mas tenho de dizer que a Veronica Roth tem mérito por ter escrito as coisas assim. Foi um final que provavelmente desagradou a muitos fãs mas, ao mesmo tempo, eu entendo que era o desfecho que fazia sentido. Mas custa muito... não se enganem custa muito mesmo. Felizmente, depois quando vi o filme descobri que eles mudaram isso e deixaram um final mais bonitinho para agradar aos fãs mas que sinceramente tem menos impacto.
Eu não consegui decidir de qual dos dois gostei mais porque, se o do filme era o final que eu queria, admito que o do livro me deixou a pensar e tem um impacto muito maior.

Por fim, não posso deixar de falar da capa. Eu, por norma, gosto mais dos livros com as capas originais do que com as capas dos filmes (quando há as duas) mas neste caso, acho que vou querer todos com as capas do filme... acontece que o meu único celebrity crush é o meu querido Theo James que interpreta o lindo Tobias Eaton... e já que comprei este com a capa do filme agora quero os outros assim também.

Conheciam esta história? Também têm a mania de querer uma certa coerência visual quando compram uma saga? Digam-me tudo nos comentários.

See you next time,

Mia

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu gosto bastante desta saga. Para quem gosta de séries de realidade alternativa eu aconselho imenso. :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Muita gente fala dessa série mas eu desisti de lê-la quando assisti pedaços do filme que passava em um canal aleatório da tv. Mas, agora percebi que muitas coisas podem ter sido alteradas para adaptação cinematográfica, se fizeram isso com o final, podem ter feito com outras coisas também, né?
    Preciso encontrar uma promoção imperdível para comprar também hahaha Estou precisando economizar! hahaha Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah Dai eu tmb estou a precisar de economizar mas essas promoções às vezes são demasiado boas para não aproveitar.

      Eu super aconselho essa série, eu gostei imenso. Os livros têm uma história bem interessante.

      Muitos beijinhos :)

      Eliminar